sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sobre amistosos/competições internacionais...

 Hoje é dia de deixar o clubismo de lado, mais do que nunca, e refletir racionalmente sobre esse tema tão atual. Bora?
Será que realmente vale a pena se aventurar numa dessa? Recentemente tivemos (e ainda temos) dois clubes brasileiros disputando jogos no exterior: Santos e São Paulo.
A primeira coisa que a gente pensa quando escuta uma proposta dessas é “maravilha! Uma boa oportunidade para os clubes exibirem seu futebol em terras estrangeiras, atrair torcedores e fazer sua marca mais conhecida”, não é? Sim, essa é a teoria. Será que na prática essa ideia é tão vantajosa assim?
Não foi isso que aconteceu com os dois. O que se viu foram dois times fracos representando o Brasil lá fora (querendo ou não, o nome do Brasil vai junto com o nome dos times. E não venha me dizer que não).

(Imagem: Super Esportes)


O São Paulo, que vive um período de crise, ficou em último lugar na Copa Audi 2013, onde jogou contra Bayern de Munique e Milan. Vi o primeiro jogo e o time paulista foi engolido pelo alemão, 2x0 foi lucro e o Bayern nem deu seu máximo em campo. E a “excursão” tricolor ainda continua.

(Imagem: Globo Esporte)


E o Santos? Ah, o meu Peixe (sim, eu sou a santista do blog). O Barcelona literalmente bateu em peixe morto, se é que me permitem o trocadilho. Deixando o clubismo de lado e colocando a razão em prática: hoje foi lamentável. Os espanhóis e demais estrangeiros que não conhecem a história do Santos vão pensar o que depois desse jogo? Se existe o marketing, esse foi justamente o contrário. Total anti-marketing. A diretoria e os jogadores estão lá na Espanha e quem vai aguentar a zoação? Nós, a torcida. Queríamos ao menos que o Santos tivesse jogado e não só assistido o time catalão exibir seu futebol. E no fim das contas sempre é assim, a diretoria faz a merda e quem aguenta? Quem realmente ama o clube, a torcida. Tão lamentável foi tudo isso que nem retorno financeiro o Peixe recebeu com o vexame. Dá pra acreditar? Não gastou, mas também não levou nada. Só apanhou e manchou o nome do clube no exterior.
Moral da história: Cuidado com esses amistosos que parecem ser bons para a marca e para o crescimento do clube. Não marquem “amistosos” ou competições internacionais que sejam quando o time não estiver totalmente preparado para tal. Claro que duelos e competições desse tipo são formas de preparação. Apesar disso, é necessário o mínimo de preparo e respeito quando for representar a história grandiosa de um clube no exterior.

E pra não ficar só na minha opinião, temos a participação de mais dois santistas sobre isso tudo.

Com a palavra, O Torcedor Santista FC:
Hoje, os jogadores esqueceram toda a história do Santos FC, entraram em campo como que se já esperassem ser goleados. Aceitaram ser humilhados, aceitaram o resultado, foram até certo ponto covardes. Uns vão dizer: "Ah, é o Barcelona, o melhor time do mundo". O caramba! É o Santos Futebol Clube, este para mim é o melhor time do mundo e precisa ser respeitado principalmente por quem veste a sua camisa.
Confira na íntegra o texto sobre o tema no Blog Torcedor Santista FC aqui.

Com a palavra, Lucas Santos do Blog Alvinegro da Vila:
Creio que perder não seria ridículo, mas sim da forma que perdeu, da mesma forma de 2011, não lutou, não correu. Uma vergonha. Infelizmente o que era pra levantar novamente o Santos mundialmente, foi uma tragédia. O lado bom é que agora talvez o torcedor acorde e veja que o problema interno no clube é gravíssimo. O lado ruim todos já sabem...
Confira na íntegra o texto sobre o tema no Blog Alvinegro da Vila aqui.


Sobre o São Paulo. Com a palavra, Milena Albuquerque (minha gêmea do mal, são paulina apaixonada e que já fez parte do blog. Quem lembra?):
O momento é péssimo pra isso, mas já estava acertado antes dessa crise toda, então tiveram que ir. Pra imagem do clube fica péssimo, mas pro financeiro foi muito bom. O SPFC mostrou e está mostrando sua marca internacionalmente, ganhou e vai ganhar muito dinheiro com isso. E passar um tempo fora, sem escutar os jornalistas chatos daqui falando em crise direto talvez seja bom. O clima do clube fora acaba mudando. Mas, na minha opinião, pensando no lado do futebol e não financeiro, se fosse pra ir jogar fora e passar a vergonha que está passando, era melhor não ter ido.



E amanhã já tem o que? Sim, Brasileirão! E já tem post aqui de novo! Quarta, quinta, sexta e sábado. No Donas do Jogo o ritmo não para! (:

Texto escrito por: Vanessa Moura.

2 comentários:

  1. Nem assisti o jogo inteiro, não deu pra suportar um vexame desses sabe! Juro que tentei ver pelo amor que tenho pelo meu time, mas ouvir o Galvão dizer que até o torcedor do Santos queria ver um gol do Neymar mesmo nós já estando perdendo por 5x0 foi o fim! É vergonhoso e inaceitável a diretoria expor o nosso time dessa maneira! Parece que fomos apenas para passear de graça sabe! É humilhante...

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sofrível de ver mesmo, Mai.
      Lamentável ver o nosso Santos se prestando a um papel desses e saber que essa vergonha foi transmitida para nada mais, nada menos do que 159 países.
      Dá vontade de chorar só de lembrar.

      Excluir

Seguidores