quinta-feira, 20 de junho de 2013

Copa das Confederações: Goleada da Espanha e Uruguai encaminhada.

Copa das Confederações - Grupo B (20/06)
(Por Vanessa Moura)


As manifestações e a Copa das Confederações continuam no Brasil, bora ler o que rolou na tarde de hoje nos jogos do grupo B?

Espanha 10x0 Taiti

(Imagem: Globoesporte.com)


O que falar de um jogo que logo antes de começar a gente já tinha a sensação e quase certeza de que acabaria com um placar desses?
O Taiti, a equipe fraca e “amadora”, que estava disputando a competição (sim, por méritos) na cara e na coragem, contra a poderosa (não, não é a Anitta) Espanha, atual campeã do mundo e detentora do melhor futebol dos últimos tempos segundo muitos. Resultado? Goleada!
O que se viu no Maracanã foi uma torcida totalmente entregue a seleção do Taiti, representada por jogadores e comissão técnica de uma simpatia incomum. Tamanha simpatia pegou os brasileiros de jeito, a grande maioria do público presente no Rio de Janeiro apoiava e vibrava muito a cada lance, mesmo que fosse simples. A seleção que presenteia os adversários com colares símbolos de sua cultura foi presenteada nessa tarde com uma multidão carregando-os nas costas e nos gritos (ainda sobre o colar, fiquei com vontade de ganhar um daqueles também, mas enfim).
No primeiro tempo vimos uma Espanha relaxada e que não demonstrava tanto esforço para abrir o placar, o Taiti resistia e se portava, na medida do possível, até bem. Aos quatro minutos Fernando Torres abriu o placar. Aos 31 abriu a porteira: Silva, Torres e Villa ampliaram em sequência.
Musiquinha do intervalo do jogo: (no ritmo do refrão “alto-cima” Amor de Chocolate do Naldo) “Torres, Silva, Torres, Villa. Torres, Silva, Torres, Villa. Villa, Villa, Villa!”
Confesso que logo no intervalo já fiquei achando o jogo meio zzzZZzz, tudo o que era previsto aconteceu. O Taiti conseguia desarmar algumas jogadas no começo da partida, mas nada que realmente oferecesse perigo.
Veio o segundo tempo e com ele mais 6 gols. A Espanha veio mais ligada e deu no que deu. Villa, Torres, Villa, Mata, Torres e David Silva. O Torres ainda perdeu um pênalti só de zoa pra marcar logo em seguida.
A torcida continuou lá linda, firme e forte gritando pelo Taiti, mas não deu. Não saiu nenhum golzinho pra colocar o Maracanã abaixo. A cena seria linda e eu estava torcendo para acontecer, mas enfim.
Outro detalhe bacana e que marcou a partida foi a manifestação dentro do estádio em concordância com os movimentos que marcaram a tarde em quase todos os estados e capitais brasileiras. Em um determinado momento a torcida inteira cantou que “o povo unido jamais será vencido” e logo em seguida entoou o hino nacional a plenos pulmões.
Patriotismo, amor, cultura, respeito e futebol. Tivemos tudo isso nessa bela tarde no Maracanã.


Uruguai 2x1 Nigéria

(Imagem: Globoesporte.com)


O segundo (e último) jogo do dia foi marcado novamente pela torcida. Os torcedores presentes em Salvador incentivaram demais o time da Nigéria e deram um show, assim como aconteceu mais cedo no Maracanã com o time do Taiti.
O Uruguai até começou o jogo bem, mas (sempre tem um “mas” na história) foi deixando a pressão de lado e a Nigéria começou a se encontrar no jogo. Muslera, o goleiro da Celeste quase levou um franguinho básico. A partir daí, os nigerianos acordaram e foram pra cima, mas (novamente o “mas”) sabe quem abriu o placar primeiro? Exatamente, o Uruguai! Lugano, todo desengonçado, marcou e mexeu o placar na terra de todos os santos.
E a Nigéria, ficou quietinha depois do gol? Nãão! Continuou tentando e conseguiu empatar com um golaço de Obi Mikel, aos 36 minutos. Empate e fim da primeira etapa.
O segundo tempo veio e a Nigéria foi pra cima de novo, mas (de novo) logo aos 5 minutos Forlán foi lá e fez o golaço que daria números finais à partida. Uruguai 2x1 e fim de papo. Detalhe que o Forlán estava fazendo o centésimo jogo com a camisa celeste e para comemorar meteu logo um golaço.

Depois disso o jogo ficou naquelas, lá e cá, a torcida nigeriana e brasileira cantando e incentivando a Nigéria e o time tentando muito, mas nada de especial aconteceu. Com o resultado o Uruguai deixou sua classificação no jeito.


A Copa das Confederações dá uma pausa amanhã, mas volta com força total (ou nem tanto já que a classificação da maioria já está garantida) no sábado e a gente se encontra aqui nesse mesmo bat-local depois do jogo (ou um pouco mais tarde por motivos de: temos que escrever o texto e isso as vezes demora um pouco). Até lá! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores