quinta-feira, 20 de junho de 2013

Copa das Confederações/Copa das Manifestações...

... E jogos do grupo A (19/06)
(por Vanessa Moura


Uhu! Começou a Copa das Confederações galera, pode se alegrar aí! (tudo bem que ela já começou tem um tempinho, já tivemos uma quantidade considerável de jogos e quase estamos na segunda fase da competição. A animação toda é por motivos de: esse é o nosso primeiro post sobre o assunto. Enfim, não tô louca gente!)
Aproveito o clima de festa nesse espaço (ou nem tanto) para justificar a ausência do nosso humilde blog e nossas bobagens e opiniões relevantes sobre o mundo futebolístico. Eu, Vanessa (sim, aquela! A santista do blog), estava sem computador com internet e por isso fui obrigada a me ausentar nos posts do meio da semana. Além disso, estava em fim de período na faculdade, aí já viu... Agora que o computador voltou ao normal (amém) e eu estou de férias (AMÉM mais ainda) voltaremos a ativa aqui.



Logo de cara vamos falar de um tema que está agitando o país: as manifestações que muitos teimam em dizer que são por causa do aumento da tarifa de ônibus. Vivemos um momento histórico e isso é único. O povo acordou e está indo às ruas manifestar a insatisfação em relação as inúmeras coisas erradas que acontecem no nosso país. Fato que vem repercutindo até no mundo da bola, por que não? Muitos jogadores, ícones do futebol, inspiração de muitas crianças estão se posicionando diante desse movimento todo. O país como um todo está mostrando a sua cara, manifestando de uma forma ou outra sua insatisfação com a realidade atual. Muita gente manifesta uma oposição aos gastos com a Copa, em detrimento dos outros (e mais importantes) setores do país. Investiram e estão investindo milhões em estádios, em formas de “limpar” as cidades-sede para que os turistas do mundo inteiro vejam um Brasil do futebol, da mulher bonita, do samba e do carnaval. E a saúde pública e a educação, onde ficam nisso tudo? É certo investir tanto no maior evento de futebol mundial e enquanto isso a população continuar sofrendo?
Amo futebol, mas se você parar pra pensar coisas como essas não fazem sentido. Afinal, vale tudo em nome da Copa do Mundo? (Tomo a liberdade de expressar esses questionamentos em nome do Blog Donas do Jogo. Acredito que a Amanda tenha uma opinião parecida, mas se não tiver ela conta pra vocês depois...). O problema não é a Copa das Confederações ou a Copa do Mundo, afinal como bons brasileiros amamos futebol (nem todos, eu sei. Não estou generalizando), mas uma boa festa só acontece quando o dono/responsável tem realmente a capacidade de realizá-la. E nesse quesito, o Brasil fica devendo e, principalmente, devendo nas áreas mais básicas como saúde e educação. Porque não investir primeiro na população para depois promover uma festa desse tamanho? Enfim, meu posicionamento é esse. Não deixo de ver os jogos ou de torcer pelo Brasil, mas fica esse sentimento de que existem outras prioridades que não sejam a Copa das Confederações e a Copa do mundo.


(Imagem: Álbum UOL)


Depois de todo esse jornal (se é que alguém vai criar coragem e ler tudo isso), vamos falar de futebol. Os jogos de hoje do grupo A definiram adiantadamente as duas seleções que passaram para a próxima fase da competição. Brasil e Itália já carimbaram o passaporte para as semifinais (comemora galerinha do Brasil e galerinha italiana!).

Brasil 2x0 México


(Imagem: Álbum UOL)

Primeira coisa a falar sobre o jogo: que torcida linda foi essa gente? A galera inteira cantando o hino foi de arrepiar! Cantei junto na minha humilde residência e me emocionei. Agora imagina quem estava lá no meio daquela multidão? Lindo demais! Esse incentivo e esse amor era o combustível que faltava para a seleção embalar.
Outra coisa a ressaltar logo de cara é a crescente que a seleção vem demonstrando. Tudo bem que o primeiro tempo foi ótimo e no segundo a coisa esfriou, mas aos poucos tudo vai tomando jeito. Já se vê muita gente com orgulho de vestir a camisa do Brasil, coisa que estava ficando raro nos últimos tempos.
Neymar mostrou a que veio e marcou mais um lindo gol na partida dessa tarde (confesso que já estou com muita saudade desse magrelo com o manto sagrado alvinegro). Além do golaço, o moleque fez a jogada que resultou no gol de Jô (e olhe, ô criatura abençoada esse rapaz, segundo jogo que entra e segundo gol) O magrelo vai calando a boca de muitos que diziam que ele era pipoqueiro e não jogava nada na seleção. Ele tá com fome de vitória, agora aguenta!
Ah, o México? Sim, o México lutou e conseguiu equilibrar a partida, mas não chegou a marcar e muito menos empatar. Os mexicanos jogarão contra o Japão, ambos já eliminados da competição. Fica o meu sentimento por ver o Chicharito (ou seria melhor dizer, não ver? Já que ele quase nem tocou na bola durante a partida) se despedindo assim, sou fã dele. Enfim, vida que segue.
No mais, ainda teve David Luiz com o nariz sangrando uma vida e só de cueca na beira do campo (uma loucura! sqn). Hulk e Fred apagados na partida e etc e tal.

Itália 4x3 Japão

(Imagem: GloboEsporte.com)

Aí você me diz: “Poxa, esse jogo foi muito legal, super emocionante e etc!” e eu te respondo com um: “eu não vi esse jogo ):”. Acredite se quiser, perdi essa partida. Então só posso dizer uma coisa: com esse belo jogo e o resultado a Itália, assim como o Brasil, garantiu seu passaporte para a semifinal. Ainda nessa primeira fase, Brasil e Itália se enfrentam e decidem quem será o primeiro colocado no grupo (e o principal: quem vai fugir da Espanha na semi).




Depois desse pequeno testamento em forma de post, só me resta agradecer a você, querido e paciente leitor, que conseguiu ler até o fim. Muito obrigada viu? Amanhã (hoje. Já passou da meia noite) tem mais, mais Copa da Confederações, manifestações pelo Brasil e post aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores