sábado, 7 de setembro de 2013

Sábado de Brasileirão: Santos segue invicto na Vila e Grêmio vence no sul (em jogo polêmico).


Sabadão é dia de ver futebol e foi isso que tivemos hoje. Muito futebol! Tudo começou com a boa vitória do Brasil por 6x0 contra a Austrália (que eu não vi, diga-se de passagem). A noite tivemos o início da rodada que marca o fim do primeiro turno do nosso querido Brasileirão (“o início... o fim” confuso nem, imagina). Acompanhamos dois jogos pelo campeonato nacional. Bora ver o que rolou na vitória do Santos e do Grêmio?

Santos x Goiás
(por Vanessa Moura)

(Imagem: Globo Esporte)

Estreia da camisa nova do Peixe, uniforme 3 - azul marinho (com um desenho bem estranho representando uma homenagem à cidade de Santos). O Goiás começou pressionando e foi assim em grande parte dos 45 minutos que estavam pela frente. Acho que muito santista espalhado por esse mundão de Deus compartilha da mesma vontade que eu tenho: matar o Éverton Costa. É ataque do Santos e “lá vai o Éverton Costa...”. Pronto, já desanimo em relação ao lance. Não sei nem se é vontade de matar ele ou morrer mesmo. O Goiás, que jogava de branco no solo sagrado da Vila Belmiro, era melhor no primeiro tempo. Ao Peixe, de azul marinho, restava raros contra-ataques. Aranha foi acionado em boas grandes chances do Goiás e teve que trabalhar bem. Não estava fácil.  O jogo estava bom sim, mas para o Goiás. Os goianos dominavam a partida. Não estava nada fácil para o Peixe. Apesar de saber que o Santos era o time de azul, volta e meia me pegava confundindo os times (na esperança que o Peixe melhorasse e tivesse melhor na partida, mas nada). Primeiro tempo lamentável. De chance mesmo para o Santos, só uma falta aos 46 do primeiro tempo. Falta que parou na defesa do Renan e acabou.
Amém, irmãos! Na volta do intervalo Claudinei trocou o atacante que não faz gols Éverton Costa por Giva *-*. Renato Abreu também entrou no lugar de Pedro Castro. E aos 4 minutos, Thiago Ribeiro abriu o placar para o Peixe. Sim, o Santos voltou para o segundo tempo! O alvinegro praiano não só melhorou, como realmente subiu do vestiário para a segunda etapa. Em 12 minutos já havia conseguido ter mais duas chances de ampliar o placar. Mas e quem disse que o Goiás não ofereceu mais perigo? Aos 14 minutos, a bola foi parar na trave do Aranha, que já estava batido. Placar magrinho e aquela tensão. Emoção, a gente vê por aqui (ou melhor, lá no jogo do Santos). E a emoção não era pouca, o Goiás voltou a crescer na partida e as chances do Peixe voltaram a ser escassas. Matar o jogo logo, nada. Os olhos iam para o cronômetro o tempo inteiro. 30 minutos e a indefinição continuava. Sufoco eterno. OH, GOD! Nesse momento eu parei e aguardei ansiosamente apenas o fim do jogo. Aranha salvou a gente do empate, aliás, salvou muito hoje. E o Santos ainda teve ótimas (ótimas mesmo) chances de matar o jogo, mas não. Queria matar o santista mesmo. Acréscimos e agonia. Até que acabou, enfim. Sufoco enorme, mas 3 pontos na conta! É o Santos! Ah, e o Peixe segue invicto na Vila há mais de um ano. Coisa linda! *-*
Resultado final: Santos 1x0 Goiás.


Grêmio x Portuguesa
(Por Vanessa Moura)

(Imagem: Globo Esporte)

A torcida gremista fez sua parte, marcou presença na Arena do Grêmio para incentivar o time e nos primeiros minutos os atletas também fizeram sua parte. As chances criadas eram todas do time da casa, a Portuguesa se defendia. O Grêmio trabalhava a bola (-q) e chegava bem, mas não conseguia abrir o placar. Aos 23, a Lusa saiu para o jogo. Na continuação do jogo, os paulistas conseguiram uma boa sequência de escanteios e pressionava, a sua maneira. Um possível contra ataque fatal era um perigo que a Portuguesa corria, mas o Grêmio não tinha tanto sucesso quando descolava lances assim. Aos poucos, a Portuguesa tentava se soltar mais. Num jogo de poucas chances claras até o momento, aos 30, Sousa arriscou de fora da área, mas a bola passou acima do gol da Lusa (que emoção). Falta lá, falta cá, pedido de pênalti pelos jogadores do Grêmio, boas chances para o time do sul e nenhum golzinho. Eu já começava a desanimar (confesso). Ver jogo de time “dos outros” é muito melhor quando em muitos gols, né? Nada melhor do que uma partida movimentada e com muitos gols (o que não foi o caso, mas beleza).
Pausa para comentário desnecessário. No intervalo um jogador soltou a frase: "aqui ninguém chama de ninguém de papai e mamãe não, é no palavrão mesmo!". Sim gente, futebol: ♥
Logo aos 6 minutos da segunda etapa, gol! Barcos, para a alegria da torcida gremista espalhada pelo país (e dos “cartoleiros” também). E aos 12, mais um. Um gol bem legal de Zé Roberto que recebeu, entre dois zagueiros, o cruzamento de Kleber e mandou para o fundo da rede. Grêmio 2x0! E o que se sentia na Arena era cheiro de goleada. Menos de um minuto depois do segundo gol, Barcos perdeu a chance de ampliar a alegria dos torcedores do Grêmio, que já era grande. A situação da Portuguesa ficou complicada. Até que aos 25, a Lusa diminuiu. Bruninho chutou, a bola foi em cima do Dida, bateu no Rhodolfo (que tem nome de gente phyna com “Rh”) e entrou. Gol contra e 2x1 na Arena. Os paulistas teriam força para chegar ao empate? A Lusa pressionou até que conseguiu. Em cobrança de escanteio, Luis Ricardo empatou no sul. Aos 35, pênalti marcado a favor dos donos da casa em cima do Kleber. Mil confusões, B.O, babado, confusão, gritaria, jogador da Portuguesa expulso por motivos de: reclamação por causa da bola fora da marca do pênalti, polícia em campo. Um auê daqueles! No fim das contas dois jogadores da Lusa foram expulsos, Valdomiro e Bruninho. (não sei não, hein? Pênalti em lance duvidoso, depois dois expulsos. Há mais coisas entre a arbitragem e os resultados do que supõe nossa vã filosofia). Depois de todo esse babado, Kleber cobrou e converteu a penalidade. O Grêmio ficava na frente, de novo. Mas a Portuguesa não desistia, nem se entregava. Os paulistas lutaram até o fim, mesmo com dois homens menos.
Resultado final: Grêmio 3x2 Portuguesa

Outros resultados da noite:
Fluminense 1x0 Bahia
Vitória 1x1 Atlético-MG
Ponte Preta 1x3 Internacional

Amanhã tem mais Brasileirão e, se der, nossa querida Amandita vai marcar presença aqui nesse humilde espaço. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Eu estava neste sábado na Vila Vanessa...
    o Peixe passou um sufoco, mas venceu...
    Minha primeira vez pisando na Vila Belmiro, templo do futebol...foi inesquecível.
    Ótimo post, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira vez na Vila? Que maravilha! *-*
      A primeira de muitas, eu desejo.
      Ainda não tive essa alegria, mas meu dia logo chega também.
      Muito obrigada e obrigada por aparecer sempre aqui, sua presença é sempre muito bem vinda!
      Abraços!
      (Vanessa Moura)

      Excluir

Seguidores