domingo, 26 de maio de 2013

Brigas no futebol e domingo de Brasileirão


Brasileirão!
São Paulo x Ponte Preta
(Por Amanda Rezende)

(Fonte Imagem: Terra)



           No Majestoso, em Campinas, o jogo foi o que estamos acostumados a ver: um futebol nada incrível, discussões e brigas fora e dentro de campo. Torcedores da Ponte brigando entre si e jogadores dos dois times discutindo e -trocando carícias- foram as cenas mostradas pela Globo.

            Antes de realmente iniciar o post, de falar como foi o jogo e fazer meus comentários importantíssimos (SQN!), gostaria de mostrar minha indignação por essas brigas entre os torcedores (e entre jogadores também, por que não?) que estão acontecendo cada vez com mais frequência (deixando claro que não estou falando da Ponte Preta ou do São Paulo, mas de todas as torcidas brasileiras). O nosso futebol, que já foi a maior referência no mundo (agora não é, mas a gente continua fingindo que ainda tem chance...), está se transformando em motivo de brigas e discussões totalmente desnecessárias, acho que tem gente que já vai pro jogo com sangue nos olhos, não é possível! Sei que futebol envolve muito sentimento (sou torcedora fanática!), também não gosto de comentários maldosos sobre o meu time, não gosto de provocações e ainda ofendo o time alheio (que péssimo exemplo, hein? pois é), mas tento levar na esportiva e brincar com isso. Acho até que provocações e brincadeiras -saudáveis- fazem parte de qualquer tipo de competição, só que sem maldade e sem violência, é claro. O futebol, esporte tão querido pelo nosso país, podia dar o bom exemplo... Exemplo de boa convivência, mesmo com divergências de pensamento e independente de qualquer outra coisa. Posso sonhar alto e desejar algo muito utópico, mas nunca vou desistir de querer viver num lugar melhor... O que eu escrevo aqui é clichê e tema já discutido por muitos, mas não posso deixar de dizer o que eu penso só porque todo mundo pensa igual. Pronto, esse era meu desabafo (ou parte dele, pelo menos).

            [Pausa para uma respirada]
            Vamos ao jogo!
            O primeiro tempo foi marcado pelos gols. Aos 4 minutos, Rildo da Ponte Preta chutou para o gol e teve até grito, mas #FAIL tava impedido. Aos 8 minutos, Lúcio marcou para o São Paulo. Depois disso teve o de sempre: chances perdidas, bola pra fora...
23 minutos - São Paulo: Cartão amarelo - Edson Silva.
31 minutos - São Paulo: Cartão amarelo - Lúcio.
43 minutos - Ponte Preta: Cartão amarelo - Rildo.
            Somente aos 44 minutos é que alguém balançou a rede: Jádson fez gol de pênalti para o São Paulo.
            O segundo tempo foi, assim como o primeiro, um show de passes errados, faltas e cartões.
13 minutos - São Paulo: Cartão amarelo: Edson Silva. [EXPULSO]
16 minutos - São Paulo: Paulo Miranda entra, Silvinho sai.
19 minutos - Ponte Preta: Alemão entra, Baraka sai.
23 minutos - São Paulo: Aloísio entra, Luis Fabiano sai.
23 minutos - São Paulo: Wellington entra, Osvaldo sai.
24 minutos - Ponte Preta: Rodrigo Bira entra, Uendel sai.
28 minutos - Ponte Preta: Everton Santos entra, Rildo sai.
30 minutos - São Paulo: Cartão amarelo: Paulo Miranda.
30 minutos - Ponte Preta: Cartão amarelo: William.
36 minutos - São Paulo: Cartão amarelo: Wellington.
44 minutos - São Paulo: Cartão amarelo: Rodrigo Caio.
            Além das já citadas discussões entre os jogadores, também teve muuuita insatisfação com a arbitragem, que estava bem questionável em alguns momentos. Os dois times não fizeram uma boa partida, mas é só começo de campeonato, ainda vai ter muita emoção e muita coisa pra acontecer! Espero assistir jogos melhores e, principalmente, sem violência dentro e fora de campo nesse Brasileirão e em qualquer outro campeonato.
Placar final: Ponte Preta 0 x 2 São Paulo.



Brigas no mundo do Futebol
(Por Vanessa Moura)




             Hoje como vocês já perceberam temos um post diferente, um jogo Ponte x SP e um tema relacionado ao futebol: brigas por causa do bendito futebol (ideia da Amandita *-*).

Como a Amandita já falou, todo mundo sabe que o que mais existe é briga no ambiente do futebol. Briga entre torcidas rivais, brigas entre a membros da própria torcida, brigas entre torcida e PMs, PMs e torcida (entendam a diferença), entre jogadores adversários, jogadores do próprio time. Enfim, já deu pra perceber que o que não falta é briga nessa história.

Confesso que ultimamente tenho me aproximado bem mais do universo das torcidas organizadas (outro tema que dá um post bem bacana hein Amandita?) e o que eu mais tenho percebido é a intolerância, principalmente da PM com os torcedores organizados. Não tô dizendo que as T.O.s (torcidas organizadas) são santas, pelo contrário, alguns que participam delas não perdem uma “boa briga”, mas enfim, o que eu tenho percebido é o enorme despreparo da polícia no tratamento com as organizadas. Um exemplo claro e bem atual é o que houve no domingo passado, na final do Paulistão, do lado de fora da Vila uma quantidade enorme de santistas estavam com uma bandeira do Corinthians (eles tomaram a bandeira e estavam tremulando ela de cabeça pra baixo), mas estava tudo “na paz” afinal só tinham santistas e eles estavam lá se divertindo com a brincadeira. Depois disso, uma meia dúzia de policiais resolveram ir lá tomar a bandeira da mão dos santistas. Sim, vocês leram bem, uma meia dúzia de PMs (mais ou menos isso) no meio dos santistas tomando a bandeira do Corinthians. Tinha como dar certo uma coisa dessa? Tava na cara que ia dar confusão! Dito e feito, o que seguiu foram cenas de horror, os santistas se revoltaram e os polícias revidaram com tiros, bombas e tudo o que tinha direito. Vi as imagens e fiquei com medo só de olhar. E ao redor dessa confusão tinha famílias, crianças. Além disso, os policiais ainda “invadiram as sedes das principais organizadas do Santos, jogando a cavalaria contra a multidão e atirando descontroladamente ferindo pessoas que não tinham nada a ver, sendo elas mulheres crianças e idosos” (palavras que quem viveu a situação e viu tudo de perto). Daquelas coisas que não dá pra entender...

Enfim, não é a primeira vez que eu tenho notícia de situações como essa. Que a polícia chega descendo a porrada sem querer saber de nada. Fico me perguntando que tipo de treinamento é esse que eles recebem, deve ser algo do tipo “bate primeiro e averigua os fatos depois”. Lamentável. Quem lê diz, mas essa menina não tem noção do que é torcida organizada mesmo né? Bom, falo do que sei, do que amigos me relatam. Posso não conhecer tanto quanto queria do mundo das organizadas, mas isso que a PM faz não é nada humano.
Voltando ao tema, as brigas entre torcedores de um mesmo time são algo que eu acho tão estranho que prefiro nem comentar. Tenho uma página do Santos na internet e de vez em quando algum santista vem tirar satisfação comigo sobre alguma coisa, na maioria das vezes relacionadas ao próprio Santos (como se eu tivesse alguma autoridade ou poder no clube, enfim), então pode-se dizer que eu tenho um pouco de contato com esse tipo de agressões gratuitas. Acho totalmente desnecessário e sem explicação essas confusões entre torcedores do mesmo time. Como a Amanda falou, se for entre torcedores de times adversários ainda dá pra entender, mas entre pessoas que se dizem torcedoras do mesmo time? Sempre tem isso, um que não quer aceitar a opinião do outro e chega logo com violência, infelizmente. Ao invés de se unir pra ajudar e apoiar o time preferem tumultuar no pior sentido.
Brigas entre jogadores “rivais” são apenas um espelho do que acontece fora das quatro linhas, é o que eu acho. Assim como a gente, eles também são humanos, as vezes se estressam e descem a mão. Não que seja correto, lógico, mas desde que não seja uma coisa exagerada é até compreensível. E quando os jogadores do mesmo time brigam entre si acho que já é problema, se for uma “briguinha” só pra cobrar mais do outro é aceitável. Enfim, acho que brigas entre jogadores é uma coisa relativa (papo de psicóloga, tudo é relativo).
No fim de toda essa longa discussão, o que vale mesmo é deixar as brigas de lado e curtir esse nosso grande amor que é o futebol. Em paz e sem nenhum tipo de briga é bem melhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores